quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Veja Mais Mulheres: Filme #42 - Falsas Aparências


Susan Trinder (Sally Hawkins) é uma ladra órfã criada por um casal dono de uma taberna que vive de pequenos golpes. Maud Lilly (Elaine Cassidy) também perdeu os pais ainda bebê e foi levada para morar com o tio rico quando já tinha mais ou menos 10 anos. A primeira cresceu nos becos sujos de Londres, jogando cartas e praticando pequenos furtos; a segunda passou a infância e a adolescência trancada em uma mansão no interior da Inglaterra, copiando livros a mão e fazendo leituras para clientes em potencial do tio. Aparentemente, só o que as duas têm em comum é o fato de suas mães terem morrido de forma trágica: a de Susan foi enforcada como punição de sua conduta criminosa; a de Maud foi internada em um manicômio, onde deu à luz a menina e morreu. Mas Susan se vê envolvida em um golpe para arrancar dinheiro de Maud e então coisas inesperadas acontecem.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Resenha: Quarto de Despejo


Carolina Maria de Jesus nasceu em Minas Gerais e migrou para São Paulo após a morte da mãe, na década de 40. Como muitos outros migrantes que desembarcavam por aqui, foi morar na favela – especificamente na antiga Favela do Canindé, uma das primeiras e maiores da cidade, que foi eliminada anos mais tarde para a construção de trecho da Marginal Tietê. Em ‘Quarto de Despejo’, Carolina conta, na forma de diário, um pouco de sua rotina e de todos os seus esforços para sair da favela.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

[Do fundo do baú] Série: A Young Doctor's Notebook


“A Young Doctor’s Notebook” é uma minissérie de 4 episódios baseada na obra “A Country Doctor’s Notebook”, do escritor russo Mikhail Bulgakov. O livro traz contos produzidos entre 1924 e 1927 que têm como base as experiências do autor como médico recém-formado na época da revolução russa. Na tela, o médico é vivido por Daniel Radcliffe quando jovem e por Jon Hamm quando mais velho.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Veja Mais Mulheres: Filme #41 - E agora, onde vamos?


Em uma aldeia libanesa isolada por minas terrestres, cristãos e muçulmanos convivem pacificamente. No entanto, a notícia de conflitos entre seguidores das duas crenças em um local distante abre feridas antigas entre os homens do povoado. Para evitar que seus maridos e filhos se matem em uma guerra religiosa, as mulheres do lugarejo usam as mais inusitadas estratégias.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Leia o Livro, Veja o Filme: Janela Indiscreta

LIVRO: Janela Indiscreta e Outras Histórias

Calor enervante e perna engessada: uma combinação nada agradável. Em busca de uma brisa e de algo que o entretenha, Hal Jeffries passa os dias na cadeira de rodas posicionada perto da janela, observando os moradores dos prédios vizinhos. De tanto observar, ela acaba familiarizado com a rotina alheia, a ponto de acreditar que, em um dos apartamentos do outro lado do pátio, o marido assassinou a esposa. Será mesmo?

sábado, 19 de novembro de 2016

Resenha: A Guerra dos Mundos


Escrito em 1898, “A Guerra dos Mundos” é um clássico da ficção científica, e fala do que aconteceu em Londres e nos arredores quando estranhas esferas metálicas caíram na Terra, trazendo em seu interior marcianos nada amigáveis.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

[Do fundo do baú] Série: Tin Man


“Tin Man” é a minissérie em 3 episódios originalmente transmitida pelo SyFy que apresenta uma visão moderna da história do Mágico de Oz. Nesta nova aventura, DG (Zooey Deschanel) é uma jovem de 20 anos que vive tendo sonhos bizarros e trabalha como garçonete em uma cidadezinha onde nada acontece. Um dia, no entanto, sua vida pacata se transforma, quando homens armados invadem sua casa e, na fuga, ela percebe que a única maneira de escapar é pulando no olho do furacão, que a leva ao estranho mundo de O.Z.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Veja Mais Mulheres: Filmes #36-40 - Seleção 2


Para a parte 2 da seleção de filmes que vi para o #vejamaismulheres, mas que por um motivo ou outro acabei não postando aqui, separei 5 produções nacionais (na verdade, a última da lista é uma coprodução de Brasil/Portugal/França/Dinamarca/Suécia): “Muito além do peso”, “Califórnia”, “Que bom te ver viva”, “A hora da estrela” e “Olmo e a gaivota”.

sábado, 12 de novembro de 2016

[Do fundo do baú] Série: Great Expectations


Dando continuidade ao resgate dos textos que escrevi por aí, hoje trago uma minissérie que é a adaptação de um clássico: Great Expectations, também conhecido como Grandes Esperanças, do Charles Dickens. Fiz somente pequenas alterações ao post original, publicado em 21 de março de 2012 no blog Equalize da Leitura.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Resenha: Todos os Nomes


O Sr. José é um homem de meia-idade que há muitos anos ocupa o cargo de auxiliar de escrita no Registro Geral. Sujeito pacato e fiel cumpridor de sua função, respeita sempre a hierarquia no local de trabalho, fazendo, ele mesmo, parte da base da pirâmide. Na casinha contígua ao Registro, o Sr. José vive de modo simples e solitário, tendo como único passatempo colecionar recortes de jornais e revistas sobre a vida de pessoas famosas. Um dia, ele se dá conta de que nas fichas dessas celebridades faltavam informações básicas, como nome dos pais, hora e local de nascimento, por exemplo, às quais ele tinha acesso fácil devido à sua profissão. Então ele decide quebrar as regras pela primeira vez na vida, e entra no Registro de madrugada para conseguir os dados faltantes dos famosos. Sem querer, acaba levando junto o registro de uma mulher desconhecida, e esse acaso transforma sua vida.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Veja Mais Mulheres: Filmes #31-35 - Seleção 1


Hoje resolvi falar de alguns filmes dirigidos por mulheres que vi este ano, mas que por algum motivo acabei não resenhando aqui. Vou fazer esse resgate em dois posts com 5 filmes cada. Nesta primeira parte, falo de “As praias de Agnès”, “The invitation”, “Contos iranianos”, “As patricinhas de Beverly Hills” e “Hollow Creek”.

sábado, 5 de novembro de 2016

[Do fundo do baú] E o tema é... Graphic MSP

Oi, gente!

Já faz um tempinho que decidi trazer para cá textos que escrevi em outros cantos. Como publiquei recentemente a resenha de "Penadinho - Vida", vou começar resgatando um post que fiz para o ConversaCult sobre os três primeiros volumes da série Graphic MSP: "Turma da Mônica - Laços", "Chico Bento – Pavor Espaciar” "Astronauta – Magnetar".
[post editado - veja AQUI o post original, publicado em 03/02/2014]

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Resenha: A menina submersa


India Morgan Phelps, vulgo Imp, é uma mulher atormentada por uma ‘maldição’ familiar: o suicídio. Sua mãe e sua avó tiraram a própria vida. Ambas sofriam de transtornos mentais. A protagonista também apresenta um problema parecido – esquizofrenia paranóica –, depende de medicamentos e frequenta o consultório de sua psiquiatra, a Dra. Ogilvy, regularmente. Um dia, Imp começa a escrever uma história de fantasmas, e nos leva junto com ela.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O que rolou... Outubro/2016

Oi!


Outubro chegou ao fim, e com ele o #MesDoArrepio. Foram muitos filmes, livros e séries de terror postados toda semana. Além disso, ainda comecei mais um módulo do curso de História de Cinema: Neorrealismo Italiano. Um filme mais maravilhoso (e pesado) que o outro. Estou adorando. Mas vamos ao que interessa. Clique no link abaixo para ver o que rolou no mês que acabou de acabar.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Chegou em Casa - Outubro/2016

Olás!

Outubro rendeu. Só comprei livros com o dinheiro que ganhei de aniversário (aproveitando uma promoção da Amazon), e também adquiri mais 2 DVDs para minha coleção (usando a grana que consegui no Méliuz), ou seja, embora tenha comprado coisas, não gastei nada este mês. E ainda peguei a HQ 'Dora' em uma troca no Skoob (não deu para fotografar porque está emprestada, mas até já resenhei aqui). Foi um ótimo mês, não acham?


Digam aí o que tem de novo aí na casa vocês de vocês! 
Beijo!