quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O que rolou... Outubro/2016

Oi!


Outubro chegou ao fim, e com ele o #MesDoArrepio. Foram muitos filmes, livros e séries de terror postados toda semana. Além disso, ainda comecei mais um módulo do curso de História de Cinema: Neorrealismo Italiano. Um filme mais maravilhoso (e pesado) que o outro. Estou adorando. Mas vamos ao que interessa. Clique no link abaixo para ver o que rolou no mês que acabou de acabar.

Livros

Finalizei 6 livros em outubro. Com exceção de 1, os demais foram ótimas leituras.


- A Guerra dos Mundos (H.G. Wells): Meu segundo livro do autor, mais uma ótima experiência. Logo, logo tem post sobre ele.
- Manga of the Dead (vários autores): Um dos que eu mais queria ler e foi péssimo. Aquela velha mania de botar mulheres em poses sexualizadas, algumas histórias eram visualmente poluídas e confusas demais, outras tinham balões claramente desenhados para ideogramas japoneses e o texto em português não encaixava direito, enfim... um horror.
- Penadinho – Vida (Paulo Grumin, Cristina Eiko): Um amor de HQ. Disputa pau a pau a vaga de melhor quadrinho da coleção Graphic MSP com Turma da Mônica – Laços (dos que eu li até agora).
- A Menina Submersa (Caitlín R. Kiernan): Fiquei encantada com esse livro. Tenho tanta coisa para falar dele que não consigo organizar as ideias. Mas pretendo escrever sobre ele.
- Dora (Bianca Pinheiro): Uma espécie de ‘Carrie, a estranha’, só que com uma mãe amorosa e compreensiva. Adorei!
- Vigor Mortis Comics (Paulo Biscaia Filho, José Aguiar, DW Ribatski): HQ brasuca que consegue combinar com perfeição cenas escatológicas, violência e momentos cômicos. Quero muito ler o volume 2.

* Publicada a resenha de “Malditas – As casas têm atmosfera” (várias autoras).
* Publicado o post sobre "Cemitério Maldito" (filme). [#vejamaismulheres]

P.S. – Este ano adotarei uma pontuação máxima de 5 estrelas, em vez de 4 como costumava fazer, tanto para livros quanto para filmes.

Filmes

Em setembro vi 16 filmes. Favoritos: ‘Em minha pele’, ‘O que terá acontecido a Baby Jane?’, ‘Roma, cidade aberta’ e ‘Alemanha, ano zero’.


- Blood tea and red string: Uma animação sombria e delicada ao mesmo tempo. [#vejamaismulheres]
- Antibirth: Sem dúvida, um dos filmes mais doidos que já vi. Mas foi divertido.
- Os boxtrolls: Animação gracinha que fala sobre julgar os outros pela aparência.
- Em minha pele: Um dos favoritos do ano. É repulsivo e sensual. Bem diferente de tudo que eu já tinha visto. [#vejamaismulheres]
- Desligando Charleen: Os dramas da adolescência, versão alemã.
- Hollow Creek: Este é classificado como terror, mas está mais para suspense. Assisti para o especial de horror de outubro, mas deixei para resenhar em outra oportunidade. [#vejamaismulheres]
- American Mary: História de uma estudante de medicina que envereda pelo submundo das cirurgias clandestinas. Levanta várias questões. Só peca pelo desfecho. [#vejamaismulheres]
- O que terá acontecido a Baby Jane?: Clássico dos clássicos sobre o relacionamento doentio de duas irmãs. Aliás, vi a peça também e recomendo fortemente.
- Tales of Halloween: Dez curtas com temática de Dias das Bruxas.
- The sea of trees: Eu tinha altas expectativas para esse, que se passa na Floresta do Suicídio, no Japão. Mas descambou para o dramalhão e não me agradou.
- Roma, cidade aberta: Que filme incrível! E triste.
- O shaolin do sertão: Vibe Trapalhões na Sessão da Tarde. Bom para dar umas risadas em meio a tanto filme triste e de terror.
- A guerra dos mundos (1953): Se fossem só os efeitos especiais datados, eu conseguiria relevar numa boa. Mas essa versão tem sérias distorções da história (dos ideais do autor até). 
- Dias de glória: Documentário interessante sobre a resistência antifascista, filmado durante aquele período turbulento.
- Paisà: Seis histórias em seis cidades italianas após a libertação da Itália pelas tropas americanas. O mais fraco da trilogia neorrealista de Rossellini.
- Alemanha, ano zero: Eu amei ‘Roma, cidade aberta’, mas esse é o meu predileto. O fardo do pós-guerra nos ombros de uma criança de 12 anos é pesado demais.

Séries

Em outubro, terminei a primeira temporada de “Call the Midwife” e finalizei “Outcast”. Vi também “Fear Itself”. Comecei a assistir a segunda temporada de “Mr. Robot” e iniciei “O Exorcista”. E ainda descobri uma animação brasileira de terror voltada para o público infantil que é divertidíssima: “Historietas assombradas para crianças malcriadas”.

E vocês, o que fizeram de bom em outubro?
Beijo e até +!


Nenhum comentário: