sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Série: Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas


Semana passada eu estava procurando opções de programas voltados para o público infantil que tivessem um clima sombrio para combinar com o #MesDoArrepio. Fuçando na internet, descobri o "Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas", um desenho incrível que estreou em 2013 no Cartoon Network, mas que eu só vi pela primeira vez agora. Uma coisa é certa: gostei tanto que quero ver todos os episódios!


Para aqueles que ainda não conhecem a atração, vou apresentar rapidamente os personagens e a ambientação: Pepe é o protagonista, um garoto de 11 anos meio preguiçoso que sempre se mete em confusão. Ele mora com sua avó, Ramona, uma bruxa que vende poções e feitiços pela internet e usa o neto como entregador de seus produtos. Na mesma casa moram também Ramirez, o cão de estimação de Pepe, e vários gatos, que fazem as vezes de funcionários e garçons de Ramona.


A turma de amigos de Pepe é formada por Marilu, uma garota fofa e educada, mas que às vezes mostra seu lado explosivo e assusta dos coleguinhas. Guto e Gastón são irmãos siameses de personalidade e nacionalidade distintas: enquanto o primeiro é calmo e topa qualquer brincadeira, o segundo é um francês metido a intelectual que não tem muita paciência, principalmente com Pepe e suas tolices. Roberto é o mais velho do grupo e faz o tipo atlético e vaidoso, mas o que tem de tamanho falta em astúcia.


O desenho tem um visual bem colorido e um ritmo acelerado. A cada episódio a turminha tem que lidar com um monstro ou criatura diferente, que é apresentado com uma ficha que inclui seu nome em latim, suas características e poderes, bem ao estilo videogame. Esses personagens sobrenaturais têm as mais diversas origens, podendo ser desde seres universalmente conhecidos, como o Cupido, a Morte e o Diabo, até personalidades mais regionais, como a Loira do Banheiro, por exemplo.


As referências, aliás, estão em cada canto da tela e podem ser tanto literárias, como nos episódios ‘Assim falou Zalatristhe’ e ‘Cáren, a estranha’, e cinematográficas, como em ‘Os pepenautas do Caribe’ e ‘O pelo que habito’, quanto musicais (‘Faroeste Cachorro’ e ‘Smells Like Teen Spirit’). Mas a brincadeira não se limita ao título dos episódios. Em ‘A lancheira de Pandora’, por exemplo, uma aluna nova chega à escola e desperta a hostilidade de Pepe imediatamente. Ele começa a implicar tanto com a novata que chega a roubar sua lancheira e liberta ‘todo o mal do mundo’, mas aos poucos o jogo vira e ele se vê apaixonado pela menina. Nem as artes plásticas ficam de fora da brincadeira e, às vezes, é possível identificar pinturas famosas, como 'O grito', que aparece como fundo em um dos episódios.


Dosando perfeitamente diversão e terror e ainda jogando pitadas de arte, literatura, música e mitologia na mistura, o desenho é um excelente programa para adultos e crianças.

A animação é baseada no curta de mesmo nome criado por Victor-Hugo Borges, que ganhou diversos prêmios. Sua primeira temporada tinha 14 episódios de 11 minutos e fez tanto sucesso que logo ganhou mais 26 episódios na temporada 2. O programa agradou tanto o público que seus direitos de exibição internacional foram pela 9 Story Entertainment, sendo exibido com o título ‘Haunted Tales for Wicked Kids’, além de ser apresentado também em países de língua espanhola como ‘Cuentos Espantosos para Niños Caprichosos’.


Atualmente, o programa é apresentado pelo Cartoon Network de segunda a sexta às 18:15, e aos sábados às 11:30. A atração também é exibida na TV Cultura aos sábados, às 16:15, e na TV Brasil, em horários diversos. Mas se você não consegue assistir a nenhum desses canais, não se desespere. Também é possível ver os episódios no Youtube


No site do Cartoon Network tem um joguinho especial de Halloween ao melhor estilo Candy Crush (ou Bejeweled, se você é uma pessoa antiquada como eu), no qual é possível escolher entre Pepe ou Marilu para atacar os inimigos durante um piquenique sombrio no cemitério! Me diverti horrores! 

Nenhum comentário: