sexta-feira, 29 de março de 2013

E o tema é . . . Filmes com Coelhos


Oi, pessoas do meu coração!
Animados para o feriado?


O post de hoje é um especial com um dos símbolos da Páscoa: o coelho
Poderia ter feito uma seleção de filmes sobre chocolate, mas achei melhor dar vez aos orelhudos fofos (OK, nem sempre) e agitados que brilharam nas telas.

Meu Amigo Harvey (Harvey, 1950) [Alemanha]

Decidi começar pelo filme mais desconhecido e emocionante, que conta a história de Elwood P. Dowd, um homem sensível e otimista que mora com sua irmã mais velha e a sobrinha. Sendo membros da alta sociedade, a irmã adora dar festas e procura avidamente por um bom pretendente para sua filha, mas tem que fazer isso às escondidas de Elwood, que a envergonha ao andar constantemente na companhia de seu melhor amigo: Harvey, um coelho branco invisível de dois metros de altura. No decorrer da história, ficamos cada vez mais encantados com Elwood e seu amigo imaginário, e percebemos que a loucura depende apenas do ponto de vista.

Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit?, 1988) [Estados Unidos]

Este é um clássico que mora no meu coração. O detetive particular Eddie Valiant é contratado para resolver o mistério envolvendo o personagem de desenho animado Roger Rabbit, suspeito de ter matado o dono das empresas Acme por ele ter tido um caso com sua esposa, a sexy Jessica Rabbit. Em um mundo de fantasia em que a convivência entre seres humanos e cartoons é normal, a trama tem atmosfera noir e diverte ao mostrar a inusitada investigação. Outros personagens famosos, como Patolino, Pernalonga, Piu-Piu, Mickey Mouse e Pato Donald, entre outros, também dão as caras nessa ótima produção vencedora de vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição.

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 1951) [Estados Unidos]

A alucinante aventura da menina que cai em um buraco e vai parar no País das Maravilhas não teria acontecido se ela não tivesse seguido o Coelho Branco até sua toca. Bem vestido, de olho no relógio e sempre muito apressado, o Coelho Branco é a encarnação perfeita da agitação típica desses animais. O filme conta ainda com outro representante da ordem dos lagomorfos: a Lebre de Março. Ao contrário do Coelho Branco, a Lebre é totalmente doida e, na companhia do Chapeleiro Louco, está sempre tumultuando e tomando chá. Em um mundo altamente psicodélico, o Coelho Branco parece ser um poço de racionalidade e equilíbrio.

Space Jam – O Jogo do Século (Space Jam, 1996) [Estados Unidos]

Além de ter seu próprio show e de ser um dos personagens mais carismáticos da TV, Pernalonga também estrelou este filme, no qual alienígenas querem levar o orelhudo e seus amigos para serem atração de um parque de diversões em outro planeta. Percebendo que suas opções de escapar dos captores eram poucas, Pernalonga usa sua perspicácia para tentar se livrar: propõe um jogo de basquete e, para melhorar suas chances de sucesso, chama o talentosíssimo Michael Jordan para dar uma força. Pérola da telinha.

Donnie Darko (Donnie Darko, 2001) [Estados Unidos]

Para encerrar, nada melhor que um dos filmes mais bizarros/sensacionais já feitos. Donnie Darko é um garoto meio estranho e esquizofrênico que é salvo uma noite por coelho gigante e nada fofinho, que o tira da cama pouco antes de uma turbina de avião cair no local. Além de salvador, o coelho é também profeta e anuncia que o mundo vai acabar em pouco tempo. Instigado pelo coelho, Donnie passa a cometer vários atos de vandalismo e, entre a realidade e a alucinação, tenta descobrir o sentido da vida. Filme do tipo que rende muita discussão, gera várias teorias e que te faz dar nova interpretação à história a cada vez que é assistido.

*********************
E então que o TOP 5 vai ter um P.S., já que, enquanto eu estava procurando imagens para ilustrar a postagem, me deparei com a foto supercute do início do post e descobri que Jim Parsons, vulgo Sheldon Cooper, é a estrela da montagem da Broadway baseada no filme “Meu amigo Harvey”


Separei um vídeo com entrevista do elenco na noite de estreia e outro com cenas da peça para quem ficou curioso. Queria taaaaaanto ver!

Como isso não é possível, vou ficar por aqui mesmo, comendo chocolate.

Bom feriado a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que os meus preferidos dessa lista são "Uma Cilada para Roger Rabbit" e "Donnie Darko". Frank é o melhor coelho assustador do universo! XD

Space Jam me lembra infância, assisti esse filme várias vezes na sessão da tarde, aff... XD

bjs bjs!

Maura C. disse...

Oi, Michelle!
Que lista legal! :D
Dos filmes que você listou, só assisti Alice, Uma Cilada para Roger Rabbit - que marcou minha infância, ADORO esse filme e Space Jam que sempre me divirto quando assisto, hehe!

Beigos!

Michelle disse...

Raíssa,
Donnie Darko é muita viagem! Fiquei com vontade de rever...hehe

Maura,
Space Jam é totalmente Sessão da Tarde! Mas o Harvey me conquistou ;)