segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Resenha: Pequena Abelha (Chris Cleave)



"(...) peço-lhe neste instante que faça o favor de concordar comigo que uma cicatriz nunca é feia. Isto é o que aqueles que produzem as cicatrizes querem que pensemos. Mas você e eu temos de fazer um acordo e desafiá-los. Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: ‘Eu sobrevivi’”.
(Pequena Abelha, página 17)

Li “Pequena Abelha” em 2011 e ele, inclusive, entrou no meu TOP 3 daquele ano. Mas, como eu já disse aqui, tenho uma dificuldade enorme em fazer posts sobre livros/filmes que entraram definitivamente na minha lista de preferidos, aqueles que me tocaram fundo, que despertaram os sentimentos mais verdadeiros e nem sempre agradáveis.

No caso do livro do Chris Cleave a coisa fica ainda mais complicada, já que a sinopse da contracapa fala pouquíssimo sobre a história e, na verdade, recomenda que o suspense sobre o assunto seja mantido. Por incrível que pareça, nunca li uma sinopse tão boa. A magia de “Pequena Abelha” está em começar a ler suas páginas sem expectativa nenhuma, em se jogar no desconhecido sem ter a mais vaga ideia do que o aguarda. Saborear cada revelação e se deixar levar pela emocionante história narrada pela protagonista, a “Pequena Abelha” do título em português (em inglês o livro é conhecido como “Little Bee” e como “The Other Hand”, que também se encaixa perfeitamente).

Enfim... por que eu resolvi falar desse livro agora? Porque vou emprestar o livro para uma amiga e precisava tirar o monte de post-it que colei para indicar trechos marcantes e até hoje permanecia colado em suas páginas. Continuo não sabendo o que dizer sobre a obra, apenas que é sensacional e que me deixou com um nó na garganta em várias passagens. Embora a história seja triste, a doçura da narradora e a forma poética como ela conta suas lembranças fizeram um sorriso surgir em meu rosto em algumas ocasiões. E é para honrar o pacto citado lá no parágrafo inicial do post e a memória de muitas “Pequenas Abelhas” que estão pelo mundo que decidi finalmente falar um pouco da minha experiência de leitura.

Espero que vocês tenham a oportunidade de ler esse livro incrível e que a história os comova e encante assim como comoveu e encantou a mim.

“Chá tem o mesmo gosto da minha terra: é amargo e quente, forte e carregado de lembranças. Tem gosto de saudade”.
(Pequena Abelha, página 136)

9 comentários:

Michelle Borges disse...

Michelle,

Fiquei curiosa! Sempre vejo este livro nas livrarias, mas nunca parei para ler. Duas pessoas e agora você jpa vieram me recomendar a leitura!

Vou adicionar à minha lista "para ler", haha...

Beijos e boa semana para você,

Michas
http://michasborges.blogspot.com

Luara Cardoso disse...

Oi Michelle!
Você não é a primeira que fala super bem desse livro. Morro de vontade de lê-lo, mas não sei se meu excesso de expectativa é algo bom. :(
Vamos ver, quem sabe mais frente...

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Angélica Roz disse...

Oi Michelle!

Também acho difícil de se escrever uma resenha sobre esse livro...
E, assim como você, gostei bastante da leitura! :)
Sensível e emocionante!

Beijos!

Michelle disse...

Michas e Luara,
Se tiverem a chance, leiam sim. É uma leitura diferente e emocionante.

Angélica,
Bota difícil nisso! Sofri muito para escrever e ainda acho que meu texto é infinitamente inferior à beleza do livro, mas fazer o que? Tinha que pelo menos tentar, né?

Sarah disse...

Putz, sabe que eu estava até com receio de ler sua resenha, com medo de ler algo tipo spoiler haha... mas né, te conheço, sabia que vc não ia sacanear.
E se eu já tinha expectativas... agora tô doida pra passar ele na frente da fila dos "to read"!!
bjos!

Michelle disse...

Sarah,
Acho detestável quando um texto tem spoilers, então me policio muito para não fazer isso. Foi extremamente difícil escrever alguma coisa sobre "Pequena Abelha", mas queria compartilhar minha experiência e divulgar esse livro tão bonito. Tenho certeza que você vai amar a história.
bjo

Sarah disse...

Mi, terminei ontem de ler... que livro mais lindo! Incrível a forma do autor de dosar a história, de manter o suspense e superar, a cada página, as expectativas. Demais também a doçura da narradora, mesmo após adversidades das mais impensáveis... Sensacional mesmo. Vai para os top top da minha lista!
bjao e mega obrigada por me emprestar!

Unknown disse...

Li o livro e achei maravilhoso!só não consigo imaginar o que passou pela cabeça de quem o jogou no lixo!!
Foi assim que soube da existencia deste best seller!

Michelle disse...

Sarah,
Que bom que gostou! A capacidade de superação da narradora é mesmo admirável.

Unknown,
Sério que jogaram no lixo? Que horror! Sorte sua, que pôde conhecer esse livro incrível, né?