quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Exposição: Gepetos de Praga / Os Robôs de Alamón


Sabe quando, sem perceber, você vai seguindo um mesmo tema, seja na escolha de filmes ou de livros? Então... isso tem acontecido comigo. Primeiro li a obscura história de teatro de bonecos em Mr.Punch, na sequência li “Admirável mundo novo” (que ainda não tive tempo de resenhar), com seus selvagens e humanos robotizados, e, por fim, me deparei com os “Selvagens” do livro de mesmo título e do filme de Oliver Stone. No meio disso tudo, visitei duas exposições que também se enquadram nos temas: “Gepetos de Praga” e “Os Robôs de Alamón”, ambas na Caixa Cultural São Paulo.



A mostra “Gepetos de Praga” nos traz a arte da confecção de marionetes da República Checa por meio de peças de diversas épocas. Além de observar os bonecos, ainda dá para assistir a um vídeo de execução das peças e participar de uma oficina, tudo ao som de uma trilha especialmente criada para a exposição. No dia em que eu fui, a oficina estava bombando (requer inscrição prévia), com adultos e crianças participando e se divertindo. Não pude participar, mas adorei conhecer mais sobre os artistas e seus estilos. E fiquei com ainda mais medo de certos bonecos do que já tinha...


Já a mostra “Os Robôs de Alamón” apresenta pinturas do artista uruguaio Gustavo Alamón. Por meio da interação entre os insignificantes seres humanos e as figuras humanoides, Alamón expressa os problemas de uma sociedade cada vez mais dependente de máquinas e tecnologia. Apesar dos robôs estarem sempre em destaque, o artista não tem admiração por eles, basta observar que estão sempre remendados, rachados e sem face. Um alerta em imagens sobre o sinistro futuro da humanidade.


Além dessas duas exposições, ainda há outras. Sem contar que o edifício em si é uma obra de arte e já vale o passeio. Uma ótima dica para quem ficar em São Paulo no próximo feriado (só não esqueça de checar os horários antes de sair de casa).

Serviço:
Gepetos de Praga / Os Robôs de Alamón
Até 2 de dezembro.
De terça a domingo, das 9:00 às 21:00.
Entrada franca.
Classificação: Livre
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111
www.caixacultural.com.br

4 comentários:

Nice disse...

estava curiosa pra ver essas exposições...adorei a dica, querida!

Luara Cardoso disse...

Essas exposições são maravilhosas, ein? É por isso que eu queria ir visitar São Paulo, tantas opções culturais diferentes!

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Gabi Orlandin disse...

Gosto muito quando o criador faz aquele link do que ele cria com problemas atuais. Acho que isso dá um toque nas pessoas pra se ligarem nisso. Ah, já fui de passar várias semanas no mesmo assunto, hehe. Acho que tem vezes que bate aqueles "cinco minutos" quando tudo o que for de determinado assunto chama a atenção. Queria tanto visitar! =(
Beijos.

Michelle disse...

Vá sim, Nice! Tenho certeza que você passará horas agradáveis.

Luara,
São tantas opções que muitas vezes não consigo ver tudo o que quero. Mas tento aproveitar ao máximo.

Gabi,
Às vezes, a escolha do tema é intencional; outras, não. Desta vez, só percebi depois que eu estava monotemática (na verdade, bitemática... rs).