sexta-feira, 9 de março de 2012

E o tema é. . . Filmes de Serial Killers


Aproveitando que o tema de março do Desafio Literário é Serial Killers, decidi fazer um post do TOP 5 serial killers em filmes. Lógico que existem muito mais candidatos, mas são esses os cinco que merecem destaque quando penso em mortes seriadas:

1. Seven – Os 7 Crimes Capitais (Seven)
Esse é disparado o meu preferido. Motivos não faltam. Primeiramente, é um filme de David Fincher, ou seja, é um filme violento, mas a violência é apresentada como uma obra de arte, com excelente uso de luz e sombras, posicionamento de câmera inusitado, trilha sonora maravilhosa e, claro, uma história contada de forma magistral. Se ainda acha pouco, o que dizer das ótimas atuações de Brad Pitt e Morgan Freeman, respectivamente na pele do policial novato David Mills e do experiente investigador William “Smiley” Somerset? Encarregados de solucionar o intrigante caso do serial killer que escolhe suas vítimas com base nos 7 pecados capitais, nossa dupla de protagonistas vai quebrar a cabeça para decifrar o enigma.


2. Zodíaco (Zodiac)
Confirmando minha predileção por filmes de Fincher, aqui está mais um. Zodíaco é baseado no livro de Robert Graysmith de mesmo nome, e conta a história real de um serial killer que aterrorizou San Francisco entre o fim dos anos 60 e início da década seguinte. O assassino enviou cartas diferentes a três jornais locais, narrando detalhes das mortes e confessando os crimes. Essas cartas continham códigos que deveriam ser decifrados para a captura do maníaco; do contrário, a matança continuaria. Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) vive o tímido cartunista editorial que faz a descoberta que pode levar à captura do assassino.

3. O verão de Sam (Summer of Sam)
Este pode não figurar entre as listas mais populares de serial killers, mas merece um lugar no meu TOP 5 porque apresenta uma história bem contada, conta com a direção de Spike Lee e com a participação do ótimo John Leguizamo (que interpreta Vinny). Misturando fatos reais e ficção, O Verão de Sam apresenta uma série de assassinatos cometidos no verão de 77 no bairro do Bronx, em Nova York, pelo maníaco que se autodenominava "Filho de Sam". Atacando principalmente mulheres e casais, o assassino agia na comunidade ítalo-americana da região, que logo começa a suspeitar do melhor amigo de Vinny, Richie (Adrien Brody), pois o rapaz havia se afastado da comunidade para fazer parte do movimento punk. Todos os ingredientes clássicos de filmes do Spike Lee estão lá: denúncias de preconceito, gangues (neste caso, máfia) e mulheres tratadas como objeto. Além disso, o filme traz como bônus alguns pontos muito conhecidos de Nova York: os clubes CBGB (punk) e Studio 54 (templo da disco music).

4. Monster – Desejo Assassino (Monster)
Este entra na lista como legítimo representante de assassinas femininas. Monster é baseado na história real de Aileen Wuornos (Charlize Theron), que entrou para a história como a primeira mulher serial killer dos Estados Unidos. Com um histórico de abusos durante a infância, Aileen saiu de casa cedo e passou a se prostituir. Um dia, ela está prestes a se matar, quando conhece Selby Wall (Christina Ricci), por quem se apaixona. Aileen faz de tudo para agradar a namorada e continua se prostituindo para sustentar a ambas. Uma noite, ela é agredida por um cliente, revida para se defender e acaba matando o sujeito. O episódio dá origem a uma série de assassinatos, que levam à destruição de Aileen.

5. Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd – The Demon Barber of Fleet Street)
Este está na lista por sua peculiaridade. Benjamin Barker (Johnny Depp), depois de ter sido condenado injustamente pelo juiz Turpin (Alan Rickman), que pretendia roubar sua família, sai da cadeia e decide pôr em prática sua vingança. Para isso, retorna à Londres e reabre sua barbearia sob a alcunha de Sweeney Todd, "sumindo" com seus clientes. A loja de Todd fica no andar de cima da loja de tortas da Sra. Lovett (Helena Bonham Carter), que via seus negócios indo de mal a pior por causa da escassez de ingredientes. É então que surge uma parceria e tanto entre Todd e Lovett, por meio da qual os personagens conseguem resolver seus respectivos problemas de um jeito inusitado. Mais um filmaço do diretor Tim Burton, que nos brinda sua visão desta história sanguinolenta no formato de musical, em colaboração com seus fiéis escudeiros Johnny Depp e Helena Bonhan Carter.

Vale destacar ainda os serial killers que têm uma carreira sólida e importante na arte de torturar, mutilar, esquartejar e estripar suas vítimas e que vêm desempenhando seus papéis com esmero não só em um, mas em uma série de filmes: Fred Krueger (A Hora do Pesadelo), Jason Voorhees (Sexta-Feira Treze), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica), Michael Myers (Halloween), Chucky (O Brinquedo Assassino), Ghostface (Pânico), The Fisherman (Eu sei o que vocês fizeram no verão passado) Jigsaw (Jogos Mortais).


6 comentários:

Nice disse...

Só não assisti O Verão de Sam e Sweeney Todd...este último me falaram que é bem violento...não sei se encaro...

Michelle disse...

Nice,
Se você conseguiu assistir aos outros, pode ver Sweeney Todd que é fichinha.

Gabi Orlandin disse...

De todos esses, assisti Sweeney Todd (que achei bem bobinho), Chucky, Jigsaw. Dos quais o último não posso nem ver a foto daquela máscara que já entro em pânico. Não é meu estilo favorito, tanto que não vejo muitos filmes assim. Me dão medo =x
Beijo.

Dana Martins disse...

Eu já tava tipo "será que eu não vi nenhum filme?!". Eu assisti Zodíaco, mas acho que só metade, não lembro direito. E meus amigos precisaram me arrastar pra o cinema para ver Sweeney Todd, mas eu acabei gostando, não esperava.

Os outro seu ouvi falar ou não conhecia, esse Monster eu até tinha colocado na lista pra ver. Gostei de todos, vou ficar atenta e tentar assistir.

Agora... esses mais conhecidos do final eu passo longe. Para o meu próprio bem.. HUAHA

Mayllee-Chan disse...

Cara, eu só assisti seven! Fiquei aqui, pensando em que filmes de serial killer eu colocaria na lista, e concluí que vi muito poucos mesmo. Mas eu colocaria o Colecionador de Ossos.

Anônimo disse...

Quero muito ver Monster e Zodíaco, de resto, já vi quase todos (inclusive os toscões do Chucky e do Krueger, que eu AMO! XD), menos "O Verão de Sam"...

Tem "O Perfume" também que eu achei óótemo! *-* Adoro a caracterização, e aquela cena da feira me dá nervoso só de pensar! >.<

Ótimas dicas!

bjs!