quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Por Aí: Livraria El Ateneo, Buenos Aires

E não é que, de repente, voltou a fazer o frio que se espera do inverno?

Céu azul sem nuvens, solzinho enganador e vento frio... Perfeito!
E isso me fez lembrar de Buenos Aires. Ah, que saudade!

Então percebi que, embora já faça mais de um mês que fui para lá, ainda não postei nenhuma foto da viagem. Não que eu seja do tipo que sai fotografando tudo ou divulgando aos quatro ventos pra onde fui e o que fiz, mas tem certas coisas que gostaria de compartilhar.

Um exemplo: Buenos Aires, além de ser uma cidade linda e ter um clima invernal de verdade (não esse inverno beirando os 30 graus que tem feito em São Paulo nos últimos dias), ainda tem outra coisa que eu amo: muuuuuuuuuuuuuuitas livrarias! É praticamente impossível andar pelo centro e não passar por nenhuma livraria. E tem de todo tipo: grandes redes, familiares, centenárias, sebos, bancas.... É o paraíso!

Uma das mais famosas e mais bonitas é a El Ateneo Gran Splendid (Avenida Santa Fe, 1860).

Na verdade, existe outra livraria El Ateneo, mas esta, em especial, é imperdível, pois foi construída em um prédio de 1919 onde funcionava um teatro, que depois virou cinema e no ano 2000 virou livraria. A arquitetura original foi preservada e é belíssima, sem contar os afrescos do teto.

Ainda é possível ver o palco, que se transformou em café com piano ao vivo, e os camarotes, mas as poltronas deram lugar a estantes com livros, CDs e DVDs.


E é lógico que, apesar do meu exercício de autocontrole, eu não ia conseguir entrar num lugar com tanta tentação e sai de mãos abanando, né?
Então, trouxe para casa dois livros (apenas!!!).

E também um CD e um DVD, que estavam com preços muito mais convidativos do que os praticados aqui no Brasil.


O “Betibú” estou lendo e adorando. Quando terminar faço um post de resenha. O outro também parece ser muito bom. Não vejo a hora de ler!

O CD eu já tinha baixado, mas Foo Fighters é uma das minha bandas favoritas, então eu precisava comprar o original de qualquer jeito. Já o DVD, estava na minha Lista de Desejos faz tempo, mas o preço não ajudava na aquisição. Ainda não assisti, mas pelo que tenho lido por aí, deve ser sensacional.

E por enquanto é isso.
Vou voltar ao trabalho e aproveitar um pouco mais do clima invernal tão raro por estas bandas...

Bjo!

3 comentários:

júpiter disse...

Achei essa livraria uma coisa de outro mundo, incrivel. Sabe a manifestação no mundo real de um sonho bem fantasioso? Então, é essa livraria. Parece coisa de conto de fadas!

E bem criativo a ultilização do espaço.
adorei
beijos!

Luks Vieira disse...

A primeira vista pensei que fosse uma biblioteca de tão linda que é. Um dia desses você tem que postar o o segredo de ir a um lugar desses e conseguir se controlar diante de tamanha beleza artística e livresca..rs. Ótimo post.
Att.,
Luks

Gabi Orlandin disse...

Também fui pra Buenos Aires em julho, e entrei na El Ateneo. Eu fiquei assim lá dentro :O
Haha, ela é linda mesmo, mas saí sem comprar nada, porque não me dou bem com o espanhol e porque não gosto daquela língua #prontofalei.
Mas fiquei horas namorando os livros de design que eles têm por lá.

Beijão!