terça-feira, 2 de agosto de 2011

Filmitcho: A Outra (The Other Boleyn Girl)

O filme de 2008 é baseado no livro “A Irmã de Ana Bolena” (The Other Boleyn Girl) escrito por Philippa Gregory. Conta a história de uma das mais famosas rainhas da Inglaterra e de sua irmã menos famosa, porém não menos importante na história da corte: Maria Bolena. Ana (ou Anne, interpretada por Natalie Portman) era a irmã mais velha e mais ambiciosa, ao passo que Maria (ou Mary, interpretada por Scarlet Johansson) era a boazinha e linda. Havia ainda um irmão Bolena (George, interpretado por Jim Sturgess). Os três irmãos eram muito unidos.

O filme começa quando Ana recebe um pedido de casamento de um comerciante local, que é prontamente recusado por seu pai, que oferece Maria no lugar, acreditando que isso seria o melhor a fazer, já que Maria não apresentava grande perspectiva de avanço nas classes sociais. Maria então se casa. Tudo ia bem até que o pai das meninas fica sabendo por meio de seu cunhado, que trabalha para o rei, que Catarina de Aragão, a rainha, não poderia mais gerar filhos e, como ainda não havia nenhum herdeiro homem para assumir futuramente o trono, eles logo tramam um plano: oferecer Ana para ser amante do Rei Henrique VIII (interpretado por Eric Bana), na esperança de dar a ele o tão desejado herdeiro e, de quebra, alavancar o status da família Bolena. Mas o plano não sai bem como esperado e quem acaba atraindo a atenção do rei é Maria, que recebe ordem de se mudar para o castelo a fim de “entreter" o rei. Obrigada pelo pai, ela vai, levando toda a família a reboque. Isso foi um duro golpe para Ana, que foi preterida pela segunda vez por causa da irmã. Então ela foge e se casa em segredo com Henry Percy, por quem era apaixonada. Não se contendo de felicidade, conta o feito à irmã, que acaba revelando a união secreta ao pai, que obriga Ana a se exilar na França, pois Percy estava noivo e seu casamento secreto colocava em risco interesses políticos. Essa foi a gota d’água para Ana, que vai a contragosto viver na corte francesa, mas planeja se vingar.

Ao retornar à Inglaterra, encontra Maria, que havia acabado de dar à luz a uma menina e cuja relação com o rei estava abalada. Aproveitando a deixa, Ana seduz o rei, o faz expulsar Maria do castelo e o obriga a se divorciar de Catarina de Aragão, pois não aceitava ser amante; queria ser rainha. Graças ao divórcio, a Inglaterra rompe com a igreja católica e funda então a Igreja Anglicana.

O filme é muito bom, retrata a estética da época lindamente e nos mostra como a ambição pode acabar com a vida de muitas pessoas. Graças à sede de nobreza de Tomás Bolena, o pais das meninas, a união que existia entre as irmãs dá lugar à traição, culminando em um fim trágico para toda a família. No enredo apresentado, há algumas divergências históricas. Mas o fato é que Ana Bolena era uma mulher forte, à frente de seu tempo e o detalhe de não ter dado à luz um herdeiro homem não impediu que sua filha, Elizabeth I, assumisse o trono da Inglaterra e tivesse um longo reinado.

Recomendado para quem gosta e para quem não gosta de filmes de época e aulas de história.

2 comentários:

BrunaReis disse...

Só atores bons nesse filme eim? Fiquei curiosa para assistí-lo.
Gsotei do teu blog, estou seguindo.
Beijos
Bruna
www.desbravandohistorias.com.br

Sarah disse...

Eu adorei esse filme! Os atores são ótimos e a história tb. Muito boa a dica.
Aliás, adorei tb sua dica de comidinhas para festas infantis. Já favoritei!
bjos!