sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Discos que Ouvi Até Gastar: Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia

Continuando a série Discos que Ouvi Até Gastar, um clássico:
Ultraje a Rigor – Nós Vamos Invadir Sua Praia

Há muitos motivos para considerar este disco clássico. A começar pelo nome da banda. O paradoxo de “ultraje” (calúnia, difamação, afronta) e “a rigor” (formal, em respeito à etiqueta, às convenções), por si só, já é genial. Principalmente se considerarmos o ano de seu lançamento, 1985, quando o Brasil havia recém-saído do período da ditadura. O rock, que sempre foi relegado ao segundo plano em terras tupiniquins, encontra aqui mais uma característica que contribuiu para o sucesso da banda: letras muito bem sacadas que, apesar de serem consideradas “escrachadas” (uma revolução para a época), eram, na verdade, uma forma sutil de apontar problemas sociais que se arrastam até os dias de hoje. Duvida? É só escutar (“Mim quer tocar”, “Inútil”). Outro exemplo da sutileza nas mensagens é o nome do disco: “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, já que o ultraje foi uma das primeiras bandas de São Paulo a "invadir a praia” do rock carioca, berço da maioria das bandas do estilo musical nos anos 80.

Bom, origens e ironias à parte, lembro que eu já tinha escutado no rádio várias músicas do Ultraje e conhecia boa parte delas de cor. Um dia, uma amiga apareceu com o disco (sim, vinil) em casa. Coloquei o disco pra tocar e pirei! Escutei as mesmas músicas incansavelmente. Fiz uma cópia básica em K7 e devolvi o disco à dona. Literalmente gastei a fitinha de tanto ouvir. É lógico que na época eu não compreendia as mensagens nas entrelinhas, pois tinha uns 8-9 anos. Tudo o que me importava era o tipo de som e as letras engraçadas que eu podia acompanhar.

Acabei assistindo a shows do Ultraje somente depois de adulta, mas posso garantir que a cada canção executada eu revivi as alegrias da infância proporcionadas pelo disquinho.

Veja AQUI um clássico atemporal!


EM TEMPO:
Site Oficial: http://www.ultraje.com.br/
Biografia da banda, lançada no começo de 2011:
Ultraje a Rigor – Nós vamos invadir sua praia
Autor: Andréa Ascenção
Editora: Belas Letras
Páginas: 352
Preço sugerido: R$ 49,90

Quem quiser me dar de presente, aceito de bom grado.
Bjo e até+!

Um comentário:

O Neto do Herculano disse...

Recomprei em vinil esta semana.