quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Prato da Semana: Aspargos

Oi, gente!

Esta semana não fui à feira de novo. Como não tinha nada na geladeira nem na fruteira, o jeito foi apelar para o freezer. E assim, fruto da necessidade, surgiu o prato da semana: Aspargos verdes acompanhados de arroz, batatas cozidas e salada de alface.


As batatas já estavam prontas e congeladas. O aspargo comprei congelado em saquinho.
Faz pouco tempo que me tornei fã de aspargos. Nunca tinha comido antes de virar vegetariana. Até que um dia, numa das aulas do curso de Culinária Vegetariana que fiz no Senac um tempo atrás, tínhamos que preparar uma terrina de aspargos verdes (que, aliás, é divina). E foi amor à primeira mordida.



O aspargo é uma flor da família dos lírios. Existem vários tipos de aspargos, os mais comuns sendo o branco (em conserva) e o verde. O branco tem essa cor porque é cultivado no escuro. O verde pode se encontrado em feiras e supermercados. Pode ser fresco ou congelado. Particularmente, prefiro o verde. Não há muita diferença entre o fresco e o congelado, exceto pelo preço talvez. Um maço com uns dez talos de aspargo verde fresco está por volta de R$10,00, o que é bem carinho. Mas às vezes me dou ao luxo.

Além de ser supersaboroso, o aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena. Auxilia na digestão, tem função diurética e sedativa, além de ser pouco calórico, ajudando quem quer perder ou manter o peso.

E então? Qual seu prato preferido com aspargos?

Estas e outras informações sobre o aspargo estão AQUI

Um comentário:

Renata disse...

ADOROOOO ASPARGOS! Hei, passa essa receita da terrine aí, mano! Achou que eu ia deixar passar, é?? rsrs

Adorei!

Beijaooo