quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Filmitchos do Feriado

Nada com um feriado prolongado friozinho e chuvoso para tirar alguns filmes da lista de "A serem vistos". Pois bem...

Domingo fui ao cinema assistir o tão aguardado Tropa de Elite 2. Sessão das 14:00, sem muita fila, cinema cheio mas não lotado, apenas 1 celular tocou durante o filme... ou seja, foi um bom programa.

O filme? Muito bom. Cinemão blockbuster de ação brazuca que não fica devendo a nenhum filme do gênero made in USA. Bom roteiro, montagem ágil, ótimos atores. Tudo perfeito. O Capitão Nascimento agora vai parar na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e percebe que tem novos inimigos: além dos chefões do tráfico dos morros, ele tem que enfrentar a polícia corrupta, políticos e a imprensa. Não vou contar detalhes porque detesto gente que estraga surpresas em filmes. Só digo que é imperdível e que o apresentador de TV e deputado Fortunato, vivido pelo ator André Mattos, é um dos grandes personagens. Aliás, é ele quem solta uma das principais frases-chiclete que será repetida à exaustão pelo povo: “Quem quer rir tem que fazer rir”.

A única parte ruim é que saí do cinema me sentindo muito mal, já que, ao contrário dos filmes gringos em que um vingador solitário resolve tudo sozinho e o final é feliz, o que se vê na tela é bem real e está longe de ser resolvido por algum heroi ou mocinho cheio de boas intenções...

X-X-X-X-X-X
Na segunda a pedida foi assistir The Runaways, que no Brasil ganhou o triste título de “The Runaways – As garotas do rock” (Uggghhh!!!).

Mau gosto dos complementos de títulos de filmes brasileiros à parte, o filme sobre a primeira banda de rock formada só por garotas, o The Runaways, é baseado no livro escrito pela vocalista, Cherie Currie: Neon Angel – The Cherie Currie Story, então é a visão dela dos fatos que são apresentados. A vocalista é interpretada pela Dakota Fanning, crescidinha e cada vez melhor como atriz. Joan Jett, a alma do The Runaways, é vivida por Kristen Stewart, também conhecida como “a Bella do Crepúsculo”. Como já disse aqui, não sou fã da série vampiresca adolescente, então nunca tinha visto o trabalho da atriz. Esse meu primeiro encontro com o trabalho dela deixou uma boa impressão.

O filme tem vários pontos mal explorados como, por exemplo, o fato de um bando de garotas menores de idade invadir um dos redutos mais machistas do mundo, o impenetrável clubinho roqueiro, com suas guitarras e músicas desafiadoras lá nos idos dos anos 70 e conseguir reconhecimento da banda mundo afora. Além disso, para quem não conhece o mínimo sobre o The Runaways, fica a impressão de que a banda terminou assim que a vocalista saiu, o que não é verdade. Parece ainda que elas só tiveram uma música de sucesso, o que, mais uma vez, não é real.

Resumindo, seja por ser fã de The Runaways, por gostar do trabalho da Joan Jett, por querer ver uma nova faceta da Kristen Stewart, por apreciar a revolução iniciada por essas meninas corajosas, por curtir uma boa música ou apenas por estar a fim de assistir a um bom filme, veja The Runaways.

Um comentário:

Renata disse...

estou doidaaaa pra ver tropa.. vou ver se vou (nossa...qto vou) esse final de semana e te conto!

=]]]